BIBLIOTECA PÚBLICA


O prédio que abriga atualmente a Biblioteca Pública Adonias Filho foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915, tendo se constituído na primeira escola pública municipal. Mais tarde passou a se chamar Grupo Escolar General Osório.

Foi construído pelo Intendente Antonio Pessoa da Costa e Silva em um terreno doado pelo coronel Misael Tavares, numa época de crise mundial, pois àquela época estava em andamento a Primeira Grande Guerra. O presidente do Brasil era Wenceslau Brás e o governador da Bahia, J.J. Seabra.

A construção lembra as da Belle Époque francesa, pois no Brasil ainda se dava valor a este estilo. Esta expressão, Belle Époque, está diretamente ligada ao período iniciado em 1871, um período romântico, onde acreditava-se que não haveria mais guerra, as mulheres passaram a ter maior participação social e o mundo melhoraria porque a ciência estava se desenvolvendo para resolver todos os problemas do homem, segundo a filosofia positivista.

Durante muitos anos funcionou a escola, tendo o prédio sido utilizado pelo exército durante a Segunda Guerra Mundial. O prédio está dividido em duas partes, onde a freqüência era dividida em “sexo feminino” e “sexo masculino”.

No ano de 2002, foi realizada uma reforma com o objetivo de abrigar a Biblioteca Municipal e o Arquivo Público, uma carência da cidade. A Biblioteca recebe estudantes das escolas públicas que não têm condições de comprar livros e também de muitas outras pessoas. Possui acesso gratuito à Internet, oferece filmes gratuitos para as escolas públicas, realiza permanentemente exposições com o objetivo de comemorar eventos culturais importantes para os estudantes. O arquivo é muito procurado, não só por historiadores, mas principalmente por funcionários públicos, que necessitam buscar documentos que antes eram completamente inacessíveis.

Dados recentes (2016) da Biblioteca Municipal Adonias Filho podem ser encontrados aqui, no site do SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas).

Fonte: https://ilheuscomamor.wordpress.com/patrimonio-historico/biblioteca-publica-e-arquivo-municipal/

MAIS IMAGENS DA BIBLIOTECA:







Nenhum comentário:

Postar um comentário